Visitas, passeio, homenagens e Noite de Talentos marcam 2º dia do 12º ENEL

 

O segundo dia do 12º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) foi de intensa programação em Curitiba, RS. Logo pela manhã desta quarta-feira, 18/07, os participantes se descolaram até a Universidade Positivo para conhecer as dependências e a metodologia de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio do Colégio Positivo. Também participaram de oficinas, em que os 210 participantes foram divididos em cinco grupos. Os temas propostos e seus preletores foram: “Ensino Religioso” (Rev. Christian Hoffmann), “Educação Infantil” (Profa. Angela Cordi), “Práticas inovadoras na educação com metodologias ativas” (Profas. Marileusa Guimarães de Souza e Andreia Rabello de Souza), “Tendências educacionais e o desafio da leitura na era digital” (Prof. Robson Lima) e “Atendimento: Como está a sua escola?” (Profa. Jussara Oliveira).

Após o almoço, no Restaurante Madalosso, os grupos visitaram a Editora Positivo, passando por diversas áreas da instituição a fim de conhecer todo o processo de produção dos materiais e produtos oferecidos pela Editora. Depois, a tarde foi de conhecer alguns pontos turísticos da cidade, como Ópera de Arame, Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e Bosque do Papa.

De volta ao hotel, à noite foi de homenagens às escolas com mais de 60 anos de atividade. São elas: Santíssima Trindade, de Joaçaba, SC (60 anos); Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, PR (63 anos); Concórdia, de Santa Rosa (65 anos); e São Mateus, de Sapiranga, RS (66 anos).

Escola São Mateus (Sapiranga, RS)

 

Colégio Rui Barbosa (Marechal Cândido Rondon, PR)

 

Colégio Santíssima Trindade (Joaçaba, SC)

 

Colégio Concórdia (Santa Rosa, RS)

 

Em seguida, participantes previamente inscritos fizeram apresentações musicais na Noite de Talentos. Abrilhantaram a noite o casal Dion e Jaqueline Albach (responsáveis pelo louvor da programação), a dupla Dion e Nelci Senger (presidente da ANEL), as professoras Noranda Salazar, da Escola Luterana de Vila Velha, ES, e Rosângela de Castro, da Escola São Mateus, de Sapiranga, RS; e o Coral da Escola São Mateus, de Sapiranga, RS.

Apresentação do Coral da Escola São Mateus (Sapiranga, RS)

Apresentação das professoras Noranda (Vila Velha, ES) e Rosângela (Sapiranga, RS)

Noite de Talentos

Promovido pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL) com apoio e co-organização da Editora Positivo, o evento reúne cerca de 210 professores, gestores e equipes administrativas de educação da rede luterana, no Hotéis Mabu, para refletir e debater sobre “Práticas inovadoras para as novas gerações: como está sua escola?”.

A programação contempla diversas palestras e oficinas visando à reflexão sobre as metodologias utilizadas hoje e sobre as necessidades e desafios das práticas inovadoras. O evento se encerra na sexta-feira, 20/07, com culto com pregação pelo presidente da IELB, Rev. Dr. Rudi Zimmer.

Veja álbum de fotos e vídeos com os palestrantes e organizadores do evento na página da ANEL no Facebook (clique aqui).